Concurso Correios 2025 terá oportunidades de níveis médio e superior. Estatal anunciou salários, etapas e banca oficial.
Concurso Correios 2024 terá oportunidades vários níveis. Estatal anunciou salários, etapas e banca oficial. Os editais do concurso Correios 2024 podem ter salários maiores do que o previsto originalmente pela estatal. Isso porque o órgão firmou um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que prevê reajuste salarial e uma série de novos benefícios que começam a vigorar já em janeiro de 2025.
O tratado foi assinado com a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) no dia 16 de setembro de 2024. A alteração nas remunerações já deve ser informada nos dois novos editais dos Correios, tendo em vista que as contratações estão previstas para o próximo ano.
Salários iniciais foram confirmados
De acordo com o anúncio feito pela estatal, as 3.468 vagas serão divididas em dois editais. O primeiro é para Agente dos Correios, que reúne a maioria das oportunidades (3.099), requer nível médio completo. Essa carreira poderá contar com salário inicial em torno de R$ 2,6 mil mensais, considerando o reajuste de R$ 260,00 definido no ACT.
Concurso Correios: número de vagas por edital
Ao todo, os editais devem ofertar 3.468 vagas efetivas para níveis médio e superior de ensino. A estatal, inclusive, já confirmou quais carreiras serão contempladas com o certame, bem como a distribuição de oportunidades efetivas para os profissionais classificados:
Um dos editais terá 3.099 vagas para a carreira de Agente de Correios, com cargos ainda a serem confirmados. De qualquer maneira, sabemos que haverá a exigência de nível médio completo. Existe grande expectativa para a liberação de vagas para Carteiro;
Já o outro edital contemplará 369 vagas efetivas para especialidades de nível superior ainda a serem confirmadas. Todas farão parte da mesma carreira, ou seja, Analista de Correios.
Distribuição de vagas por regiões
Mesmo que os Correios ainda não tenham confirmado, existem outros detalhes preliminares que constam no projeto básico do certame. Por exemplo, o documento traz a distribuição das vagas por regiões do país:
- Centro-Oeste: 446 vagas de nível médio e 177 de nível superior;
- Nordeste: 669 vagas de nível médio e 62 de nível superior;
- Norte: 240 vagas de nível médio e 41 de nível superior;
- Sudeste: 1.048 vagas de nível médio e 61 de nível superior;
- Sul: 696 vagas de nível médio e 28 de nível superior.
Ou seja, haverá oferta de oportunidades para todas as regiões do país, com maior número no Sudeste e Sul.
Concurso Correios terá duas provas
O anúncio feito pelo órgão revela alguns detalhes sobre a realização das etapas. Todos os candidatos deverão passar por prova objetiva. Essas contemplarão itens de múltipla escolha acerca de:
- Conhecimentos gerais;
- Conhecimentos específicos.
A outra etapa que o concurso Correios 2024 deve ter é a de prova discursiva, exclusivamente para o cargo de Analista (nível superior).
Se a avaliação acontecer conforme o previsto pela estatal, os participantes deverão redigir um texto dissertativo sobre algum tema da atualidade. Esse será informado no caderno de prova.
Conforme o projeto básico, a aplicação das etapas deverá acontecer em mais de 270 cidades brasileiras localizadas em todos os 26 estados e no Distrito Federal. São Paulo lidera a lista com 48 municípios, seguida de Minas Gerais (44), Pará (26), Bahia (22) e Paraná (18).
Postar um comentário
0 Comentários