Dicas de envio de currículos pela internet

Dicas de envio pela internet
Com o avanço das novas tecnologias se tornou mais fácil para muitas empresas receber os currículos por e-mail, redes sociais e sites intermediadores de mão de obra.

Primeira dica: Crie um e-mail profissional
Se você ainda usa aquele email adolescente anitaRBD@, carloshomemdeferro@ ou tatilindinha14@, então já passou da hora de criar um e-mail para ser levado a serio. 

Evite currículo com várias páginas
O processo de contratação pode ser difícil para os recrutadores que muitas vezes são sobrecarregados pela quantidade de pedidos que recebem, deixando muitos candidatos sem uma resposta. Esse é um assunto que gera polemicas e discussões, por isso não vamos estabelecer regras. Até por que um profissional com muita experiencia e cursos pode realmente precisar de muitas páginas. Mas a grande verdade é que recrutadores levam em media 6 segundos para ler um currículo, então a dica é:
Tudo que for importante para te ajudar a ganhar a vaga coloque na primeira página, aprenda a fazer resumos de qualidade e trabalhar bem as informações para colocar tudo na frente.

Não implore pela vaga
 Essa dica é válida para o currículo ou entrevista. Não fale que precisa muito da oportunidade, ou que está passando por problemas financeiros e jamais mencione que está passando por qualquer tipo de dificuldade em conseguir um emprego. Toda e qualquer ação nesse sentido vai te desvalorizar como profissional.  E não faça isso mesmo que a vaga seja em uma instituição de caridade, religiosa ou ONG. Lembre-se recrutadores são frios e objetivos, mesmo quando estão sorrindo e mostrando alguma simpatia.

Garanta que seu currículo seja visto
Use todos os canais que a empresa oferece para receber o curriculo. Muitas empresas oferecem mais de um email, a opção no site "www.empresax.com/trabalheconosco" e cadastro em sites de intermediação. Então como diz o ditado "o seguro morreu de velho", use todos os canais disponíveis para garantir que seu currículo seja visto. 

Se possível envie seu currículo em formato PDF 
Salvando o seu currículo em formato PDF (em vez de outros formatos) vai ajudar a ter certeza que o contratante vai visualizar da mesma forma que você colocou. Se você enviá-lo de outra forma, há uma chance de que o estilo, formato, fonte e assim por diante fique diferente em outro computador. E  o mais importante, garante que ele vai ser aberto em qualquer dispositivo. 

Ao enviar por e-mail deixe o currículo em dois lugares
Deixe o currículo também no corpo da mensagem, além de carregar no anexo, por incrível que pareça muitos recrutadores preferem assim por falta de tempo, preguiça de baixar ou guarda o documento. Lembre-se o importante é sempre garantir que seu currículo seja visto.

Entregue primeiro
Essa é uma dica muito importante principalmente para quem está desempregado, via de regra e com raras exceções quem chega primeiro leva vantagem, ainda mais se as entrevistas já estiverem sendo marcadas. Por isso fique atento o tempo todo nas noticias, use o buscador de manhã, de tarde e de noite, para garantir que você vai ser o primeiro a ficar sabendo da vaga. 

Envie seu currículo pessoalmente ou pelo correio
Não estamos querendo dizer que você não deve enviar seu currículo por email, mas em alguns casos se você perceber que a vaga se popularizou na rede então entregue pessoalmente seu currículo. Devido a facilidade que é entregar um currículo pela internet, muitas empresas tem recebido quantidades absurdas de currículos, as vezes centenas de pessoas de outros estados envia por engano e várias pessoas sem a menor qualificação para a vaga também enviam, assim as empresas simplesmente param de ler, algumas até cancelam a conta de email e criam outra. É humanamente impossível ler centenas ou até mesmo milhares de currículos. Por isso de preferencia faça a moda antiga, entregue seu currículo pessoalmente ou pelo correio caso não possa ir ao local.

Postar um comentário

0 Comentários