Esteiras, sensores e robôs: Entenda por que o Técnico em Automação é uma das profissões de futuro. E veja onde cursar pelo Senai.

Foto: Senai

Esteiras, sensores, robôs, equipamentos de última geração: dominar todas as inovações tecnológicas é um desafio e, ao mesmo tempo, uma conquista para os profissionais de Automação Industrial.

Técnico em Automação Industrial: domínio das novas tecnologias aplicadas às linhas de produção contribui para aumentar a produtividade dos negócios. Curso técnico semipresencial na área prepara alunos para resolver problemas reais das indústrias. Automação industrial combina matemática, computação e uma dose de curiosidade.

Uma das principais transformações no setor industrial está na automação de processos. Em busca de maior eficiência e agilidade na produção, o setor encontra nas máquinas a solução para ganhar competitividade. Mas de nada adianta uma linha de fábrica operada somente por equipamentos. Quem achou que a Indústria 4.0 não precisaria de pessoas enganou-se. 

A profissão pode ser considerada uma das grandes tendências para os próximos anos. Somente na indústria metalmecânica, a demanda por técnicos em automação será superior a 360 mil vagas até 2020, segundo o Mapa do Trabalho Industrial elaborado pelo Senai. Os salários variam entre R$2.125 e R$ 5.800*.

O que acontece agora é uma transformação do capital humano: a indústria demanda, cada vez mais, trabalhadores preparados para este novo momento. Olhar tecnológico, pensamento empreendedor e conhecimentos técnicos aprofundados são as principais características destas pessoas.

Também é este o foco do curso semipresencial técnico em Automação Industrial, ofertado pelo Sistema Fiep por meio do Senai no Paraná. Quem conta mais é Regina Bojan, tutora do curso: “o objetivo do Senai é formar o aluno para realizar a automação dentro das indústrias. A metodologia de aprendizagem do Senai acompanha as principais mudanças no setor para implementar as novas tecnologias nos processos produtivos”.

“Com a inserção destas tecnologias no dia a dia das indústrias, atividades muito repetitivas ou cansativas já estão ficando para trás”, conta Regina. Com tudo controlado por máquinas, é hora de investir em uma formação completa para trabalhar no setor com foco em gestão. “O profissional de automação tem papel decisivo na tomada de decisões. As informações estão todas na tela do computador e é ele quem consegue analisar os dados, avaliar a produtividade de uma linha, sugerir melhorias e controlar a qualidade de tudo o que é fabricado”, detalha a tutora do curso técnico semipresencial em Automação Industrial do Senai.

Para entender tudo o que acontece dentro de uma linha de produção, o Técnico em Automação Industrial combina conhecimentos teóricos em comunicação, eletrotécnica, mecânica, processamento, sistemas e lógica, entre outros. São detalhes fundamentais de cada processo que levam a uma eficiência muito maior quando o assunto é produzir mais, sem deixar de lado pontos como segurança e saúde no trabalho.

De olho nas oportunidades do mercado, o Sistema Fiep, por meio do Senai, desenvolveu um curso técnico semipresencial na área de Automação Industrial.

A tutora explica como funciona: “80% do conteúdo é disponibilizado pela internet, para que o aluno estude no seu horário, com total flexibilidade. A cada 15 dias, há aulas presenciais, realizadas nos laboratórios do Senai. São atividades de aprendizagem, sempre de encontro ao conteúdo estudado na teoria, focadas na solução de problemas reais das indústrias”.

Conheça todos os cursos técnicos semipresenciais com vagas abertas.

Fonte: Senai






Postar um comentário

0 Comentários