Concurso Banco do Brasil: STF mantém decisão sobre realização de novo concurso!


CONCURSOS PREVISTOS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um novo concurso Banco do Brasil pode ocorrer em breve. Isso porque, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT -10) sobre a necessidade de um novo concurso no Banco do Brasil.

Isso significa que a seleção para o BB pode estar próxima. Na decisão, o ministro Marco Aurélio julgou inviável, ou seja, negou seguimento a Reclamação (RCL) 32298 em que o banco pedia a cassação da decisão do TRT-10.

A decisão do TRT-10 se deu em Ação Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério do Trabalho (MPT) contra o desvio de escriturários para atuação em outras funções que não estavam de acordo com seu grau de escolaridade.

Dessa forma, por contrariedade à regra geral do concurso, a corte determinou que o Banco do Brasil nomeie empregados para as atividades por meio de aprovação em concurso público específico para a respectiva função.

No dia 11 de outubro, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento a Reclamação (RCL) 32298, em que o Banco do Brasil solicitava a cassação da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (concurso Banco de Brasil). Com isso a realização de um novo concurso para o Banco do Brasil pode acontecer em breve.

Com o julgamento de inviabilidade da Reclamação  (RCL) 32298, a liminar concedida anteriormente pelo próprio ministro que suspendia a decisão do TRT 10 foi revogada.

Entenda o caso

O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública contra o desvio de escriturários de nível médio do banco para atuação em outras funções.

O TRT 10, ao julgar, o recurso ordinário, anulou norma interna do Banco do Brasil, uma vez que esta é contrária à regra geral do concurso público, contudo, manteve as nomeações já efetuadas. 

Além disso, a corte trabalhista determinou que o Banco do Brasil só realize as nomeações de empregados após aprovação em concurso público específico para a respectiva profissão.

Último concurso Banco do Brasil

O último edital do Banco do Brasil foi publicado em 2018 para cargo de nível médio e teve organização da banca Cesgranrio.

Foram disponibilizadas vagas imediatas, além de formação de cadastro de reservas. A prova foi polêmica, já que, apesar das oportunidades serem para Escriturários, os conteúdos cobrados foram totalmente voltados para as matérias de Tecnologia da Informação.

Prepare-se com antecedência

Com certeza novos concursos serão realizados em breve, tanto do Banco do Brasil como de outras instituições públicas. Muitos esperam a publicação do edital para começar os estudos, mas especialistas em concursos concorridos sempre deixam claro que isso é um grande erro, pois o tempo entre a publicação do edital e a Prova é de pouco menos de 2 meses. Uma boa preparação exige tempo e dedicação aos estudos, por isso muitos concorrentes já estão estudando. Veja apostilas com o conteúdo para começar os estudos AQUI.

Postar um comentário

0 Comentários