Concurso Bombeiros - RJ: 2.500 vagas temporárias estão previstas nos próximos meses.







O concurso para Bombeiros do Rio de Janeiro para temporários está prestes a ser realizado, e deve ocorrer mais rápido do que muitos imaginam, caso a lei que institui o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) seja sancionada pelo governador em exercício Cláudio Castro.

Isso porque, em resposta ao site jornalístico Folha Dirigida há algumas semanas, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou que espera apenas a lei ser sancionada para dar os próximos passos na realização da seleção.

É importante ressaltar que, durante reunião de líderes partidários, no último dia 1º, o comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., disse que a corporação prevê, pelo menos, 2.500 vagas temporárias nos próximos meses.

O governador em exercício Cláudio Castro tem até a próxima quarta-feira, 23 de setembro, para sancionar ou vetar o Projeto de Lei 2.884/20 (de autoria do governo Witzel), que institui o SMTV para completar os quadros de oficiais e as diversas qualificações de praças.

Em 2015, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro abriu um concurso para contratação de 300 candidatos além de cadastro reserva, a remuneração inicial após o curso de formação era de R$ 2.826,70 mensais.

Novo Concurso Bombeiros-RJ

Ao passo que a lei for sancionada, o novo concurso Bombeiros RJ para temporários será destinado a homens e mulheres maiores de 18 anos.

A seleção ocorrerá por meio de um processo seletivo regulamentado pelo Corpo de Bombeiros e de acordo com as necessidades da instituição.

Para participar da seleção, o candidato deverá entregar certidões negativas criminais expedidas por órgãos competentes das esferas federais e municipais.

Alguns requisitos, como a escolaridade, para ingresso em cada área de atuação do CBMERJ serão definidos no edital.

O tempo de voluntariado será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 8 anos. Os militares temporários não terão direito à estabilidade e, após serem desligados, passarão a compor a reserva não remunerada da corporação.

Os aprovados em concursos anteriores podem ser temporários, o número de temporários não poderá ultrapassar 15% do efetivo da corporação. Além disso, as primeiras 400 vagas temporárias serão destinadas aos aprovados em concursos da instituição que ainda não foram convocados nas seleções para:

*     Soldado bombeiro militar motorista de 2012;
*     Soldado bombeiro militar combatente de 2014; e
*     Soldado bombeiro militar técnico de enfermagem de 2014.

A assessoria do deputado Bruno Dauaire (PSC) afirmou que o parlamentar tentará um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para conseguir efetivar os candidatos que forem convocados.



Postar um comentário

0 Comentários