Novo concurso do Ministério Público de Minas Gerais [Nível Médio] virá em 2021!




O Ministério Público do Estado de Minas Gerais vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso MP-MG) com objetivo de contratar candidatos com ensino médio. O próximo edital para o cargo de oficial está confirmado e deve sair no inicio do próximo ano.

O promotor de Justiça, Fernando Abreu, revelou em entrevista ao site Folha Dirigida que a nova seleção já está encaminhada. Segundo ele, a publicação de um novo edital para oficiais já devia, inclusive, para ter acontecido.

O edital, no entanto, ainda não foi publicado. De acordo com o promotor, os atrasos foram por conta de gestão e entraves presidenciais. Ele explicou que desde quando expirou a validade do edital anterior já estava previsto este concurso. 

Após vários adiamentos internos, o promotor confirmou que de 2021 não pode passar.

Saiba como estudar para o concurso MP/MG aqui.

“Já era para ter sido publicado em 2019, aí passou para 2020 e ficou de novo para o ano que vem. Pode ser que saia o edital esse ano? Pode, eu não duvido, mas do ano que vem não tem como passar porque a gente teve muita aposentadoria de servidores, muitas aposentadorias de oficiais”, disse o promotor.

De acordo com Fernando Abreu, o órgão é uma instituição muito grande e que precisa da reposição desses servidores. O efetivo, segundo ele, vem diminuindo gradativamente e já prejudica os trabalhos dos servidores que estão no MP-MG.

Segundo o promotor, essa redução é proporcional ao número de aposentadoras e exonerações esperadas ou inesperadas. No entanto, o déficit prejudicou o quadro de pessoal do órgão, que já conta com uma carência considerável.

“Algumas comarcas já estão sem braço. É claro que aqui fica mais fácil, tem uma manobra grande e muitos servidores, assim como na capital é mais fácil de ter tirado aqui cobre dali. Já fiquei sem oficial por mais de seis meses, e eu estava numa promotoria que precisava. Mas, hoje, várias promotorias estão sem servidores. Então de 2021 é difícil passar sem ter um concurso para oficial.”

Veja a apostila para começar os estudos aqui.


Último edital foi em 2012

O último concurso para servidores teve edital de abertura em 2012. O edital do MP-MG trouxe vagas para cargos de níveis médio e superior. Foram 33 vagas de nível médio na carreira de oficial de serviços diversos.

Que exigia apenas certificado de conclusão de ensino em nível médio reconhecido pelo MEC, ou órgão competente. A remuneração ofertada foi no valor de R$ 2.554,55 ao mês.

Além disso, o concurso contou com 21 vagas distribuídas pelas áreas de Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Jornalismo, Geologia, História, Letras, Medicina do Trabalho, Pedagogia, entre outras.

Os inscritos no concurso fizeram provas objetivas com questões de Língua Portuguesa, Atualidades, Conhecimentos Específicos, Noções de Informática e Noções de Direito. Além disso, os candidatos fizeram uma redação.

Veja a apostila para começar os estudos aqui.

Postar um comentário

0 Comentários