5 coisas para NÃO dizer numa entrevista de emprego

Separamos algumas dicas do que evitar dizer numa ocasião dessas.


São muitas as dúvidas que costumamos ter diante de uma entrevista de emprego. Desse modo, é perfeitamente normal e necessário experimentar alguma tensão antes de chegar à frente do entrevistador. Assim, conseguimos concentrar nossa tensão e atenção em dar as respostas certas e ter um comportamento ideal para conseguir ocupar a vaga.

Há também coisas que nunca devemos fazer em uma entrevista de emprego. Palavras, gestos ou ações que devemos evitar a todo custo, pois nos prejudicariam e, o que é pior, perderíamos a oportunidade de trabalho que tanto almejamos. Por isso, separamos algumas dicas do que evitar dizer numa ocasião dessas.

O que não dizer numa entrevista de trabalho

1. Perguntar o que a empresa faz

Se você está interessado em uma vaga, é normal que também esteja interessado na empresa para a qual deseja se candidatar.

Você pode ter se candidatado para outras empresas, mas neste momento da entrevista você deve mostrar respeito, e um valor elementar é investigar informações básicas sobre a companhia para qual enviou o seu currículo: o que ela faz, em que setor atua e, em alguns casos, até um pouco de sua história. Caso faça essa pergunta, pode estar demonstrando desinteresse pelo recrutador.

2. Mentir sobre suas habilidades e experiências

Quando você está tentando conseguir um emprego, a entrevista é a oportunidade que você tem de destacar suas conquistas e capacidades. Portanto, não mentir é um mandamento fundamental na vida e na entrevista de emprego.

Além disso, mentir sobre sua formação, experiências ou habilidades pode lhe trazer sérias consequências, como não ser contratado ou ver sua reputação pessoal e profissional manchada.

3. Dizer que odeia o emprego atual ou falar mal da empresa antiga

Por mais que você queira fugir do seu emprego atual, evite esse comentário o máximo possível. Se o fizer, transmitirá ao recrutador que o que pretende é encontrar uma saída para o seu momento de crise e não tanto a vontade de trabalhar naquela empresa onde está a fazer o processo de seleção.

Tente focar sua resposta em você e não em terceiros, lembre-se que a pessoa que o entrevista espera sentir de você um desejo genuíno de ser contratado para aquela vaga.

Por outro lado, se você fala mal de sua antiga empresa, quem pode convencer sua nova empresa de que você não fará o mesmo em nenhum outro lugar? Transforme suas experiências negativas em oportunidades para melhorar, mas não volte ao passado para fazer um balanço do negativo. Isso pode manchar sua experiência futura.

4. Afirmar que é a pessoa mais qualificada para a vaga em questão

Ser egocêntrico é um dos piores erros que você pode cometer durante uma entrevista de emprego. Se perguntarem por que a empresa deveria contratá-lo, não responda que você é o mais qualificado ou o melhor do que os demais candidatos.

Procure dar argumentos técnicos e se preocupe em citar aquelas habilidades e competências nas quais você é bom. E como dica nesse ponto, não dê respostas curtas, esse é o momento perfeito para se “vender” como um profissional competitivo, capaz e interessado no cargo.

5. Questionar sobre benefícios, férias e salário

Muito cuidado com isso, pois é considerado muito acelerado e até psicologicamente isso é analisado pelos líderes do processo, para entender quais são as reais prioridades e motivações dos candidatos, então isso deve ser tratado após as primeiras entrevistas.

Além disso, é um assunto que como candidato não lhe preocupa, pois você não conhece a dinâmica exata da empresa e de seus grupos de trabalho. Por exemplo, há empresas que têm férias coletivas, mas há outras que oferecem aos seus funcionários a divisão dos dias de férias quando eles o exigem e não necessariamente precisam tirar todo o período legal de uma só vez. Portanto, depois de contratado, você poderá fazer essa pergunta no momento que achar mais adequado.

Postar um comentário

0 Comentários