6 dicas para melhorar a saúde mental e física

 


O Brasil é o país mais ansioso do mundo e, quando se trata de números de depressivos, está em segundo lugar nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a pandemia do novo Coronavírus e as mudanças necessárias para evitar a propagação da doença, este ano totalmente atípico intensifica ainda mais os desafios da medicina com relação à saúde mental e ao equilíbrio emocional.


“Saúde mental é uma prioridade global, esses dados apresentados pela OMS só reforçam o quanto que a ansiedade, o estresse e a depressão levam à incapacidade e comprometem a vida do ser humano. Diante disso, é muito importante práticas preventivas, como a psicoeducação e o tratamento de dificuldades emocionais”, aponta a psicóloga Camila Helena Vazzoler Lunardelli Daguetti, atuante no Espaço É Preciso Saber Viver na Nossa Saúde.


Para proteger a mente é preciso estar atento, por isso, com a ajuda dos profissionais entrevistados, elencamos seis dicas para melhorar a sua saúde mental:


1- Pratique atividades físicas: O corpo precisa de movimento. Faça caminhadas, corridas, ou simplesmente dance na sala de casa. É extremamente necessário oxigenar a mente, e os exercícios físicos ajudam nessa tarefa reforçando toda a musculatura e preparando para que a rotina possa ser encarada com mais disposição.

2- Atente-se à sua alimentação: Tudo que é ingerido deve passar por uma análise crítica sobre qualidade, procedência e elementos nutritivos. Quando a alimentação está descompensada, acaba influenciando não apenas em problemas físicos, como também na alteração do humor e intensificação da sensação de mal-estar.

3- Conheça as técnicas de meditação e faça a respiração consciente: A dica aqui é parar. Por alguns instantes, o ideal é fechar os olhos e praticar a autorreflexão, prestando atenção exclusivamente na suavidade da respiração. Nesses minutos, se for possível, atente-se às belezas da natureza, seja o azul do céu, o frescor das árvores, ou até mesmo, a movimentação das nuvens. Meditar é estar presente no presente, se preferir, utilize aplicativos on-line que ofereçam meditações guiadas para criar o hábito de reservar esse tempo para o self.


4- Cuide da qualidade do sono: Dormir é remédio, sim. Ter bem organizadas as horas de sono é um importante aliado para a saúde física e mental. Para isso, não utilize celulares, computadores, notebooks, tablets ou televisores antes de dormir. Observe a claridade do ambiente: feche as janelas com cortinas e blackouts que façam esse controle da iluminação externa.


5- Tenha integração com o meio ambiente e a natureza: Sinta a energia revigorante da natureza. Respire o perfume suave de um jardim, pise na grama úmida pela relva do amanhecer, ou ande descalço na areia da praia. Esse contato é fundamental, pois o ser humano faz parte dessa composição espetacular que é o planeta.


6 - Faça atividades que te dão prazer: Seja feliz. As atividades que impulsionam e geram prazer são fundamentais para criar o alívio emocional. A quarentena trouxe consigo o isolamento e o distanciamento, mas é aqui que a tecnologia entra como aliada: esteja presente, mesmo de longe. Sorria! O sorriso libera hormônios do prazer que renovam o ânimo, e funciona como antídoto contra os problemas do dia a dia.






Postar um comentário

0 Comentários