10 Sinais de Alerta de Câncer de Cólon Que Você Não Deve Ignorar


Não importa sua idade ou saúde, é bom saber possíveis sinais e sintomas de câncer . Por si só, eles não são suficientes para diagnosticar a doença. Mas eles podem fornecer pistas para seu médico possa encontrá-lo e tratá-lo o mais rápido possível. O tratamento precoce oferece uma chance melhor de curar o câncer.

Sangue nas fezes

Se você encontrar sangue nas, ou misturado com suas fezes, então isso pode ser um sinal de que você tem câncer de intestino. O sangue pode ser escuro, ou vermelho brilhante, e misturado com muco. Assim que você visitar o seu médico, eles vai enviar uma amostra das fezes para uma análise laboratorial chamada teste de sangue oculto nas fezes.

Mudanças nas fezes

Se você notar que a cor das suas fezes está muito escura, ou mesmo castanha, e pegajoso, então isso pode ser causado por sangramento devido ao câncer de intestino. Você pode sentir movimentos intestinais normais entre estas fezes. Você pode igualmente notar que suas fezes se tornam muito reduzidas, ou parecidas com uma fita, e o diâmetro das fezes pode ser menor do que o de uma caneta.

Sangramento retal

De acordo com um artigo publicado na edição de julho de 2009 da "BMC Medicine:" “Bleeding from the rectum occurs in more than half of people with colon cancer.” (O sangramento do reto ocorre em mais da metade das pessoas com câncer do cólon.), o sangue é geralmente vermelho brilhante e pode ser encontrado na água do vaso sanitário ou no papel higiénico. O sangue pode vir depois de um movimento intestinal doloroso.

Problema na passagem das fezes

Mudanças na passagem de fezes é um sintoma de câncer do intestino. Você pode ter uma sensação de passagem incompleta das fezes, ou pode sentir a necessidade urgente de defecar, e então você percebe que não há fezes para passar.

Anemia

O sangue que é perdido do câncer de intestino pode causar anemia, que é uma escassez de glóbulos vermelhos no sangue. Os sintomas da anemia são sensação de cansaço por muito tempo, fraqueza e falta de ar. Sua pele também pode ter uma aparência pálida.

Dor abdominal

Uma certa quantidade de desconforto abdominal é normal às vezes. No entanto, se você sofre de gases, cólicas e inchaço na maior parte do tempo, então você poderia estar mais propenso a desenvolver câncer de intestino. É melhor consultar o seu médico sobre as suas preocupações.

Perda de peso

O câncer de intestino pode resultar em perda de peso, mesmo se você estiver comendo normalmente. Alternativamente, você pode perder completamente o apetite. De acordo com o artigo da "BMC Medicine" de julho de 2009, mais de um terço das pessoas com câncer de intestino experimentam uma inexplicável perda de peso.


Constipação

Constipação que persiste mais do que alguns dias também pode ocorrer em associação com o câncer de cólon. A constipação crônica ou constante pode até aumentar seu risco de desenvolver o câncer do cólon.

Diarreia

A diarreia persistente é um sintoma de câncer intestinal. De acordo com o artigo da "BMC Medicine", mais de 1 em 5 pessoas com câncer de cólon sofrerá de diarreia.

Náuseas e vômitos

Se você está enfrentando náuseas e vômitos persistentes sem razão aparente, então isso pode ser um sintoma de câncer de cólon. É possível ter estes com ou sem outros sintomas abdominais.

Então, se você suspeitar que algo está errado, vá ver o seu médico, pois a detecção precoce é a chave para o melhor resultado possível.

NOTA:

Os primeiros casos podem começar como pólipos não-cancerosos. Estas muitas vezes são assintomáticos, mas pode ser detectados pela triagem. Por esta razão, os médicos recomendam triagens para aqueles em alto risco ou acima de 50 anos.

Os sintomas podem variar dependendo do tamanho e localização do câncer, mas muitas vezes incluem alterações nos hábitos intestinais.

Os tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e radiação.

Para ser claro: esses sintomas nem sempre significam câncer. Há uma abundância de doenças comuns que podem fazer você se sentir assim. É por isso que você vai ao médico - para dar uma olhada mais de perto na sua saúde e agir.

Importância dos exames de rotina
Muitas pessoas acreditam que, se não estão com nenhum sintoma, é porque estão bem e não precisam procurar um profissional de saúde, mas isso pode não ser verdade. O check-up é um conjunto de exames que visa diagnosticar doenças em pessoas que não sentem sintomas. É uma ação preventiva. Esses exames de rotina são importantes para todas as faixas etárias — não só para idosos e pessoas com doenças crônicas. Justamente porque eles podem detectar precocemente problemas de saúde, prevenindo-os.



Postar um comentário

0 Comentários