Processo Seletivo da UFPR para 91 cursos de Pós-Graduação em Educação








A UFPR – Universidade Federal do Paraná possui 91 cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em diversas áreas, com ingresso periódico no decorrer do ano e à critério da coordenação. Para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a Universidade anunciou dois editais para seleção de alunos regulares para o ano de 2022.

Ao todo são 191 vagas disponíveis!

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR:

O PPGE da UFPR é um programa stricto sensu de mestrado e doutorado que é pioneiro no Estado do Paraná. Criado em 1974, tem conceito capes 6 nos dois níveis, sendo considerado um programa de excelência.

Tem como objetivo principal a qualificação de profissionais para a educação no âmbito da pesquisa e a docência em sistemas educacionais públicos e privados. Desse modo, o egresso do curso tem condições de atuar na educação básica e superior, contribuindo com a formação de novos pesquisadores.

Proposta curricular do Mestrado e Doutorado:

A proposta curricular do programa de Educação da UFPR é presencial com duração de até 30 meses para Mestrado e 48 meses para Doutorado.

Para o Mestrado, o aluno deve cumprir 18 créditos, sendo 9 para disciplinas obrigatórias e demais créditos em disciplinas eletivas, além dos 6 créditos da defesa.

Para o Doutorado, o aluno deve cumprir 36 créditos, sendo 9 para disciplinas obrigatórias, 18 créditos para conclusão do curso e 12 para defesa da tese.

Confira os Editais:

O Programa publicou dois editais de seleção que totalizam 191 vagas para ingresso em mestrado e doutorado no primeiro semestre do ano de 2022.

  • O Edital 040/2021 define o processo seletivo para o Mestrado em Educação, ofertando 109 vagas para esse nível.
  • O Edital 041/2021 define o processo seletivo para o Doutorado em Educação, ofertando 82 vagas para 2022.

Inscrições

As inscrições para ambos os editais ocorrem de 27 de julho a 23 de agosto de 2021, e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário no site da UFPR.



Etapas

Os processos seletivos serão realizados em duas etapas:

Análise do Projeto de Pesquisa (em substituição à Prova Escrita)
Entrevista e análise do Memorial, para os candidatos aprovados na fase anterior.

O ANEXO I dos respectivos editais dispõem das linhas de pesquisas e suas respectivas temáticas de pesquisa, para ajudar o candidato na elaboração do projeto de pesquisa.

As informações e dúvidas devem ser sanadas na instituição de ensino e nos respectivos editais de seleção.

Postar um comentário

0 Comentários