6 dicas essenciais para comprar um caminhão novo ou usado.



Comprar um caminhão, seja novo ou usado, não é uma tarefa das mais fáceis. Os caminhões são veículos funcionais para quase todos os setores da economia, por isso saber escolher o caminhão ideal é essencial.

1. Faça uma Lista
Limite-se primeiro a reunir informações sobre os modelos que lhe interessam. Faça uma lista entre aqueles que atendam às suas necessidades e se encaixem no seu orçamento. Compare-os entre si tentando ser o mais objetivo possível. Avalie os prós e contras de cada caminhão.

Não leve em conta apenas o preço. Pense que um caminhão um pouco mais caro pode ser altamente lucrativo se se adaptar melhor ao perfil desejado.

2. Pesquisar e Comparar
Um dos erros mais comuns na compra de um caminhão é não pesquisar e comparar. O fato de um caminhão atender às suas necessidades não significa que ele seja o melhor que você pode comprar. Talvez outro se adapte ainda mais ao que você precisa, ou seja, mais barato.

Invista tempo procurando alternativas e comparando-as. Seu negócio vai ganhar rentabilidade e eficiência.

3. Verifique a Procedência 
Essa uma dica principalmente para quem pretende comprar um caminhão usado. Quando você realiza um investimento tão importante quanto a compra de um caminhão, é inevitável assumir uma série de riscos. Mas se o caminhão que você compra é de segunda mão, os riscos se multiplicam.
a. Vá sempre em empresas que vendem caminhões confiáveis. Procure por quem você conheça ou tenha boas referências.
b. Inspecione o caminhão conscientemente. Procure cuidadosamente por possíveis vazamentos. Verifique os freios, a transmissão, o endereço e as reuniões pessoalmente. Verifique o estado do corpo, procurando por metal oxidado ou enfraquecido.
c. Veja os vários reparos que o caminhão já sofreu. Faça muitas perguntas. Encontre as peças que foram alteradas recentemente. Assim você pode saber se é um caminhão que exige altos custos de manutenção.
d. Como último passo, antes de comprar um caminhão usado, leve-o à sua oficina confiável para que ele seja completamente revisado. É sempre possível que algo tenha sido negligenciado. E lembre-se, você deve minimizar os riscos de compra.

4. Tenha uma idéia muito clara
Na hora de visitar cada concessionária ou vendedor, você já deve ter uma idéia muito clara do tipo de caminhão que deseja. Caso contrário, existe o perigo de que eles tentem vender o que mais lhes interessa. É comum, por exemplo, comprar caminhões com mais potência do que o necessário.

Estude bem o poder que seu novo caminhão precisa ter levando em conta as viagens que você vai fazer e também o tipo e tamanho da carga a ser transportada, ou você estará perdendo dinheiro.

Caso seu interesse seja transportar todo tipo de carga, tenha em mente que um caminhão mais potente não só será mais caro, como também consumirá mais combustível.

Caso seja a primeira vez que vai comprar um caminhão é sempre bom levar alguém de confiança que já tenha experiencia no assunto.

5. Esteja Atento a Toda Documentação

A compra do caminhão é formalizada, entregando a documentação relevante. Estes documentos são essenciais para que a transação seja realizada nos termos estabelecidos por lei. No caso de você comprar um caminhão novo , você não terá nenhum problema nesse aspecto. Mas se você comprar uma segunda mão , especialmente indivíduos particulares, alguns desses documentos podem Faltar (IPVA pago, seguro obrigatório (DPVAT), certificado de registro e de licenciamento de veículo).


6. Tome a decisão final com critérios

Ter um processo planejado para comprar seu caminhão fará com que você tome a decisão final com critérios. Você vai comprar o caminhão que melhor se adapte às suas necessidades, sejam elas novas ou de segunda mão.

E você também obterá a maior produtividade e lucratividade com ele. Comprar um caminhão é uma decisão crítica, dedicar o tempo e o esforço necessários.





Postar um comentário

0 Comentários